Cada professor tem seu próprio método de ensino, ou usa o método do chefe do grupo ao qual pertence. No entanto, o uso de seqüências predeterminadas de golpes e defesas, para serem feitas por duplas de jogadores, é comum a praticamente todos, sejam da angola ou regional. O primeiro a criar e utilizar este tipo de método de ensino, utilizando seqüências de golpes e defesas, foi Mestre Bimba - criador da capoeira regional -, na década de 1930.
Hoje já não se aprende capoeira de forma intuitiva, como parte integrante de um todo cultural, como acontecia em Salvador nas décadas de 1940 e 1950 nos círculos da capoeira angola. Os tempos são outros: era tecnológica, sociedade de consumo, globalização, etc. No entanto, a capoeira tem sobrevivido a todas estas mudanças e continua sendo um processo "cujo fim é inconcebível ao mais sábio dos mestres", como ensinava Mestre Pastinha.
Assim, no contexto da sociedade em que vivemos, o ensino do jogo é feito de maneira estruturada, e as oito seqüências criadas por Mestre Bimba ainda são um dos melhores métodos para se aprender capoeira regional. E, se adicionadas a treinamentos de golpes e a treinamentos que visam a improvisação e a criatividade, resultam num método eficiente e não-mecânico.
Inicialmente, as seqüências devem ser feitas a partir da ginga, em ritmo lento. Assim minimiza-se o risco de acidentes e facilita-se a memorização. Uma vez que os golpes já são executados sem grandes dificuldades, a velocidade de execução deve ir aumentando até chegar ao ritmo de São Bento Grande de Bimba, criado por Mestre Bimba para o jogo entre seus alunos. Após fazer a seqüência, a dupla de jogadores deve fazer a seqüência "simétrica": ou seja, o que foi feito com a perna esquerda é feito com a direita, e vice-versa.
A seqüência seguinte só deve ser iniciada quando ambos os jogadores tiverem memorizado a atual.