Pesquisar no site


Contato

C. Mestre Alex por telefone // Katia por email
Rua das Jaboticabeiras, 120 - Jardim Interlagos - Londrina PR.
Centro Comunitário do Jardim Morumbi.

Fones: C. Mestre Alex - 43-9947.9360
9971-9353
8422-1576

E-mail: fisikatia@hotmail.com // Alvesval@hotmail.com

Capoeira e Gravidez

31/03/2011 11:18

EFEITOS BENÉFICOS DO EXERCÍCIO NA GRAVIDEZ

A partir das pesquisas relacionando gravidez e atividade física , podemos citar os principais benefícios biológicos do exercício durante a gravidez, tais como:

- Menor ganho de peso e adiposidade materna
- Diminuição do risco de diabetes
- Diminuição de complicações obstétricas
- Ausência de diferenças significativas em idade gestacional, duração do parto, peso ao nascimento, tipo de parto, valores de APGAR e complicações maternas e fetais.
- Menor risco de parto prematuro
- Menor duração da fase ativa do parto
- Menor hospitalização - Diminuição na incidência de cesárea
- Altos valores de APGAR
- Melhora na capacidade física Entretanto, cada vez mais se está dando ênfase aos benefícios psicológicos e sociais, que são igual ou mais importantes que as vantagens biológicas.

O Programa reforça o impacto positivo da atividade física regular moderada sobre:

- Melhora auto-imagem
- Melhora da auto-estima
- Melhora da sensação de bem estar
- Diminuição da sensação de isolamento social
- Diminuição da ansiedade e do stress
- Diminuição do risco de depressão.

 

A CAPOEIRA DURANTE A GRAVIDEZ

 

A escolha de um programa de exercícios dependerá das preferências da mulher e dos recursos disponíveis, e é claro que sempre com “ ACOMPANHAMENTO MÉDICO”.

ATIVIDADES DE BAIXO RISCO

Este tipo de atividade pode ser recomendada inclusive para mulher grávida previamente sedentária que deseja iniciar algum tipo de atividade física durante a gravidez. Para essa mulher o mais indicado é o caminhar, a natação, a hidroginástica leve e o pedalar na bicicleta ergométrica. A mulher já habituada a correr ou fazer "jogging" antes da gravidez, pode continuar seu programa modificando a intensidade e velocidade a medida que a gestação avança.

As principais precauções a serem tomadas se relacionam com o terreno, a temperatura ambiente, o calçado, o aquecimento e esfriamento, a hidratação e especialmente a evitar as fases anaeróbicas (períodos de curta duração e alta intensidade), a exaustão e a fadiga.


Capoeira: é claro que como luta de contato, a capoeira é indicada como atividade de alto risco, porém, sabendo-se da sua diversificada fonte de ensinamento e aprendizado, pode-se utilizar seus alongamentos e flexibilidades (ex.: nunca de forma exagerada e sempre bem apoiada), aquecimentos ( ex.: ginga, caminhada lenta e acelerada..), e até mesmo seus movimentos de baixo impacto (ex.: meia lua de frente, barreira, esquiva lateral, cadeira, benção..) e sempre em execução individual.

Aproveite a fase de pouca intensidade física, para o intensificar os estudos em “fundamentos” e o aprimoramento nos “instrumentos”.


O jogo de capoeira pode e deve acontecer, mas sempre de maneira Lúdica.. e de preferência com seu Mestre.
“ A CAPOEIRA COMO SUPORTE DE UMA GESTAÇÃO PERFEITAMENTE SAUDÁVEL , DEVE TER SEMPRE A SUPERVISÃO DO MESTRE E DO ACOMPANHAMENTO MÉDICO ”.


INTENSIDADE DO EXERCÍCIO

 

DURAÇÃO E FREQUÊNCIA

Dependendo do objetivo desejado, do nível de condicionamento físico da mulher e da intensidade do exercício serão estabelecidas a duração e a freqüência. Quanto maior a intensidade da atividade, maior será a freqüência e duração. É recomendado que a mulher cuja gestação esteja evoluindo normalmente mantenha um regime de treinamento físico com uma intensidade de 60-70% da FC máxima não além de 30 minutos três vezes por semana . A mulher grávida atleta ou em melhores condições físicas pode se submeter a programas de intensidades moderadas, mas de maior duração e freqüência. Já a mulher grávida com estilo de vida sedentário deve começar em níveis baixos de intensidade e avançar de forma gradual. Entretanto, a medida que a gravidez progride, a mulher tende naturalmente a diminuir o nível de atividade física....

CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS

A - Contra-indicações absolutas: - Doenças miocárdicas - Insuficiência cardíaca congestiva - Enfermidade cardíaca reumática - Tromboflebite - Embolismo pulmonar recente - Enfermidade infeciosa aguda. - Risco de parto prematuro - Colo uterino incompetente - Gestação múltipla - Saneamento uterino, rotura da bolsa - Retardo de crescimento intra-uterino - Macrossomia - Enfermidade hipertensiva grave - Suspeita de estresse fetal.

C- Contra-indicações relativas : - Hipertensão arterial essencial - Falta de controle pré-natal - Anemia e outras alterações sangüíneas - Enfermidade tiroideia - Diabetes mellitus - Obesidade excessiva ou baixo peso extremo.

 


                                      

A Capoeira possui características em sua prática que fisiologicamente correspondem a exercícios aeróbios e anaeróbios, resistência muscular localizada, flexibilidade, fortalecimento de tendões e ligamentos e aumento de mobilidade articular. Uma poderosa ferramenta de condicionamento físico!

 

 1- Resistência Aeróbica - Qualidade física que permite a um aluno sustentar, por um longo período de tempo uma atividade física relativamente generalizada em condições aeróbicas, isto é, utilizando diretamente o oxigênio do ar.
2- Resistência Muscular - Qualidade física que permite a um aluno sustentar o maior tempo possível uma atividade física em condições anaeróbicas, isto é, com débitos de oxigênio de ar nos pulmões.
3- Resistência Muscular Localizada - É a qualidade física que permite a um aluno condições para que os movimentos sejam contínuos e a intensidade das contrações sejam elevadas. É essencial, porém, ressaltar que a resistência muscular localizada é uma qualidade física que abrange continuação de esforços, tanto em condições anaeróbicas como aeróbicas.
4- Flexibilidade - Qualidade física que pode ser evidenciada pela amplitude dos movimentos das diferentes partes do corpo. É dependente da mobilidade articular e da elasticidade muscular. No jogo da capoeira, seja qual for o ritmo do berimbau, a flexibilidade é necessária.
5- Velocidade de Reação - È a velocidade com a qual um aluno é capaz de responder a um estímulo.
6- Velocidade de Deslocamento - É a capacidade máxima de um indivíduo deslocar-se de um ponto para o outro.
7- Velocidade dos Membros - È a capacidade de mover os membros o mais rápido possível (superiores e inferiores). Na capoeira, os três tipos de velocidade acima citados são importantes e essenciais.
8- Força Dinâmica - É a força dos músculos do corpo em movimento. Pode ser bem evidenciada na ginga do capoeirista.
9- Força Estática - É o tipo de força que explica o fato de haver força produzindo calor, mas não ocorrer produção de trabalho. Pode-se encontrar esse tipo de força quando realizam movimentos de parada ou domínio do corpo.
10- Força Explosiva - É a força que pode ser explicada pela capacidade de exercer o máximo de energia num ato explosivo (potência muscular). Esse tipo de força pode ser encontrado nos golpes de características traumáticas.
11- Agilidade - Pode ser considerada como maior velocidade de movimento num menor espaço de tempo. Essa qualidade física está diretamente relacionada com a velocidade e também com a flexibilidade.
12- Equilíbrio Dinâmico - É o equilíbrio conseguido em movimento; está diretamente ligado com a ginga da capoeira.
13- Equilíbrio Estático - É o equilíbrio conseguido numa determinada posição, está relacionado com as paradas de corpo do capoeirista.
14- Equilíbrio Recuperado - É a recuperação do equilíbrio numa posição qualquer. Esse equilíbrio é o mais importante num capoeirista por ser ele o ligamento de um movimento para o outro.
15- Coordenação - É a qualidade física que permite ao homem assumir a consciência e a execução na realização de uma seqüência de movimentos com um máximo de eficiência e economia. É uma qualidade importante e necessária a um capoeirista dentro da roda de capoeira.
16- Ritmo - É uma valência física que está intimamente ligada ao sistema nervoso. O capoeirista adquire um alto nível de sensibilidade rítmica, pois, a capoeira é desenvolvida ao som de instrumentos musicais (berimbau, atabaque, pandeiro, etc...).
17- Descontração Diferencial - É a qualidade física que permite a descontração de grupos musculares. No momento em que o capoeirista ginga na roda, ele está em descontração diferencial, está em harmonia com seu corpo, porém, pronto para qualquer instante que necessite de tensão.

 

fonte <http://www.maitacapoeira.com.br/site/pagina.asp?codigo=7>