Pesquisar no site


Contato

C. Mestre Alex por telefone // Katia por email
Rua das Jaboticabeiras, 120 - Jardim Interlagos - Londrina PR.
Centro Comunitário do Jardim Morumbi.

Fones: C. Mestre Alex - 43-9947.9360
9971-9353
8422-1576

E-mail: fisikatia@hotmail.com // Alvesval@hotmail.com

As sequências de Bimba

25/11/2009 00:00

 

Cada professor tem seu próprio método de ensino, ou usa o método do chefe do grupo ao qual pertence. No entanto, o uso de seqüências predeterminadas de golpes e defesas, para serem feitas por duplas de jogadores, é comum a praticamente todos, sejam da angola ou regional. O primeiro a criar e utilizar este tipo de método de ensino, utilizando seqüências de golpes e defesas, foi Mestre Bimba (clique para saber mais) - criador da capoeira regional -, na década de 1930.

 

Hoje já não se aprende capoeira de forma intuitiva, como parte integrante de um todo cultural, como acontecia em Salvador nas décadas de 1940 e 1950 nos círculos da capoeira angola. Os tempos são outros: era tecnológica, sociedade de consumo, globalização, etc. No entanto, a capoeira tem sobrevivido a todas estas mudanças e continua sendo um processo "cujo fim é inconcebível ao mais sábio dos mestres", como ensinava Mestre Pastinha (clique para saber mais).

Assim, no contexto da sociedade em que vivemos, o ensino do jogo é feito de maneira estruturada, e as oito seqüências criadas por Mestre Bimba ainda são um dos melhores métodos para se aprender capoeira regional. E, se adicionadas a treinamentos de golpes e a treinamentos que visam a improvisação e a criatividade, resultam num método eficiente e não-mecânico.

Inicialmente, as seqüências devem ser feitas a partir da ginga, em ritmo lento. Assim minimiza-se o risco de acidentes e facilita-se a memorização. Uma vez que os golpes já são executados sem grandes dificuldades, a velocidade de execução deve ir aumentando até chegar ao ritmo de São Bento Grande de Bimba, criado por Mestre Bimba para o jogo entre seus alunos. Após fazer a seqüência, a dupla de jogadores deve fazer a seqüência "simétrica": ou seja, o que foi feito com a perna esquerda é feito com a direita, e vice-versa.

A seqüência seguinte só deve ser iniciada quando ambos os jogadores tiverem memorizado a atual.

 

Clique na sequência desejada e navegue numa nova página, com desenhos esquemáticos da sequência. 

 

  • Primeira Seqüência (meia-lua, armada, aú, cocorinha, negativa-de-angola, cabeçada)
  • Segunda Seqüência (martelo, cocorinha, bênção, aú, rapa, armada, cabeçada, negativa-de-angola, rolê)
  • Terceira Seqüência (queixada, cocorinha, bênção, aú, armada, negativa-de-angola, rolê, cabeçada)
  • Quarta Seqüência (galopante, negativa-de-angola, rolê, cabeçada, arrastão, aú)
  • Quinta Seqüência (giro alto, joelhada, aú, cabeçada, rolê, negativa-de-angola)
  • Sexta Seqüência (rabo-de-arraia, cocorinha)
  • Sétima Seqüência (armada, cocorinha, aú, bênção, negativa-de-angola, rolê, cabeçada)
  • Oitava Seqüência (bênção, aú, negativa-de-angola, rolê, cabeçada)   

     

    Seguem alguns vídeos encontrados no Youtube referente às sequências de Bimba.

  • Clique em http://www.youtube.com/watch?v=IWm_1LcmnJE e assista a execução de todas as sequências.
  • Clique em http://www.youtube.com/watch?v=gPfbeWK0MJw e assista a execução de todas as sequências.
  • Clique em http://www.youtube.com/watch?v=YrneCApRq6g&feature=related e assista a execução das cinco primeiras sequências.
  •